sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

COLUNA MEIO DE CAMPO 28.12.2007

Como será?

A cada virada de ano começam as especulações de como será o ano seguinte, e avaliações do que passou. Não será diferente nesta coluna. Vamos analisar 2007 e projetar 2008 para alguns clubes, entidades e profissionais do esporte. Como todo exercício de futurologia, com certeza haverá erros. Vamos lá, quem está na chuva sujeita-se a tomar banho inesperado.

Mano Menezes
Após passagem vitoriosa no Grêmio Porto Alegrense, o grande desafio de sua carreira, com certeza, começará no início do próximo ano: levar o Corinthians de volta à primeira divisão. Tarefa fácil se fizer uma boa campanha no Campeonato Paulista. Portanto, as cinco primeiras rodadas do Paulistão 2008 serão de fundamental importância.

Abel Braga
Caiu em 2007, foi reconduzido ao cargo de técnico do Colorado. Se não vencer o Gauchão ou a Copa do Brasil, não emplacará o Brasileirão. O torcedor não terá paciência com o Abelão.

Lajeadense
Mais um ano difícil para o Clube Esportivo Lajeadense se aproxima. Não será diferente do que foi 2007. Sem estrutura de arrecadação, trabalhando no improviso, com apenas 58 sócios ativos, dificilmente se encaminhará diferente do que foi este ano. Vamos ouvir falar de parcerias, de soluções e que o centenário será em 2011. Mas, de concreto, pouca coisa acontecerá. Em tempo: alguém acredita que a empresa de investimento esportivo vai colocar dinheiro em um clube que não tem certidão negativa?

Aslivata
Em 2007 novamente um bom campeonato regional foi realizado. Para 2008 a tendência é que teremos um campeonato com mais equipes, algumas oriundas da Série B, como o São José de Coqueiro Baixo. E outras que participaram de outros campeonatos, como o Botafogo da Constância (Roca Sales). A Certel deverá manter a parceria vitoriosa dos últimos dez anos, e Moacir Mantovani deverá ser pressionado a continuar na presidência.

Municipais
O campeonato amador de Lajeado dificilmente sairá se a Aslivata não assumir o comando, o que parece irá acontecer. Em alguns municípios do vale, a disputa será intensa, como Roca Sales, Nova Bréscia, Teutônia e Encantado.

Leandro Vuaden
Após um bom ano de 2007, tem tudo para ser um dos destaques do Campeonato Brasileiro de 2008, Série A. Apitará jogos decisivos do Gauchão 2008. Irá se destacar na Copa do Brasil.

Bira
O grande desafio de 2008 será disputar a Liga Nacional, onde deverá ter altos e baixos, já que este será o ano de aprendizado. O torcedor deverá ter paciência, mas, com certeza, o trabalho será reconhecido.

Alaf
Após o excelente trabalho no primeiro ano de fundação, a decisão de continuar a disputar a Série Bronze em 2008 foi acertada. Terá mais um ano de aprendizado, e dificilmente conseguirá repetir o feito de ser campeã. Se isso ocorrer estará pronta para disputar a Série Prata, se houver investimentos para isso.

2008
A todos os leitores da coluna, um feliz ano de 2008, com saúde, paz, felicidade e realizações pessoais e profissionais. Não esquecendo que 2007 tem ainda alguns dias para serem curtidos. Portanto, se dirigir não beba, ou o contrário, se beber não vá dirigir. Essa combinação não dá certo. Até o ano que vem.

Acompanhe amanhã, 9h, na Encanto AM 1580, entrevista do colunista Everton Giovanella sobre sua carreira.

Nenhum comentário: